Viveiro Florestal
Projeto Piloto Viveiro Florestal Hestia

O Viveiro Florestal Hestia, núcleo institucional de Manejo, Educação Extra-Escolar, Estudos e Pesquisas, é um projeto instituído como órgão complementar da Associação Nacional em 23 de setembro de 2008.

Objetivos: realizar manejo de sementes e mudas, extração e estudos de substâncias naturais, pesquisa e estudos interdisciplinares em questões ambientais; intervenção em problemas ambientais; desenvolver programas e atividades educacionais no campo de sua especialidade, implementar e manter oficinas com foco campo-jardim-reciclagem, integrando a Hestia à sociedade e a outras instituições nacionais e internacionais afins. As atividades da Associação são mantidas, principalmente, através de recursos da Hestia e auxílios financeiros de empresas privadas, públicas, organizações e por seus colaboradores.

Além de uma estrutura a serviço dos pesquisadores Associados, a “proposta viveiro florestal” estabelece uma forte relação com a comunidade onde está instalado, atuando com projetos de Educação Ambiental, e de desenvolvimento da percepção de renda usando conhecimentos de ciência e tecnologia.

A meta da Associação, com este “grande laboratório piloto”, foi criar as bases do conhecimento para estimular pesquisas de manejo de árvores nativas, para extração, caracterização e identificação de substâncias (Inovação e Novos Produtos), com foco no desenvolvimento de novas fontes energéticas (biodiesel), materiais (polímeros), medicamentos e insumos para perfumaria e cosméticos.

Todo este esforço está dentro de uma nova, ambiciosa e necessária visão de desenvolvimento industrial e econômico, proposta pela Associação Nacional, que vinculam oportunidades de negócios, sustentabilidade ambiental e orientação especializada.

O Projeto Piloto foi concluído e os resultados estão sendo avaliados.

Para saber mais: viveiroflorestal@hestia.org.br ou 47 4009-9484.