A origem e o significado histórico e simbólico do nome HESTIA, define por si só o espírito institucional da Associação Nacional Instituto Hestia de Ciência, Tecnologia e Inovação. Hestia é uma das divindades gregas do Olimpo. Ela é a irmã mais velha de Zeus, deusa da fogueira presente em todos os lares gregos, que ilumina, aquece e protege a vida. É considerada uma entre os doze deuses olímpicos mais importantes e a mais gentil dentre todos. É a deusa que nunca abandona o lar, o Olimpo, e jamais se envolve nas brigas e guerras de deuses ou mortais. HESTIA se tornou um consenso de admiração e respeito, tão respeitada por todos que, o seu sucesso e ações ajudaram Zeus a tornar-se dono do céu.
Na prática, somos uma comunidade de Professores, Cientistas/Pesquisadores e entusiastas, que estuda, aplica e apoia o Método Hestia e suas ferramentas.
Acreditamos que vivendo e aplicando este método, nos tornamos parte de algo maior, onde estamos sintonizados e sincronizados em uma filosofia capaz de mudar nossas vidas pessoas e profissionais, impulsionando uma sociedade livre, democrática e equalitária, a partir da ciência, tecnologia e inovação, realizada com acessibilidade, responsabilidade e excelência.
Especificamente, somos uma nova forma de realizar o ensino e a pesquisa científica.
A partir da adoção das boas práticas propostas pela HESTIA, é possível trabalhar menos, ganhar muito mais, ser reconhecido e elevar a qualidade de vida como Professor e Pesquisador.
Neste sentido, temos alguns exemplos de sucesso, para demonstrar os incríveis resultados que se pode alcançar.
Graduação
Um Professor de graduação capacitado no Método Hestia, pode transformar suas disciplinas em verdadeiros laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. O método é aplicável para qualquer área do conhecimento e disciplina de graduação, mas o exemplo abaixo ilustra a sua aplicação na disciplina de Tecnologia de Embalagens do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade do Estado de Mato Grosso.
O Professor e cada aluno podem concluir o semestre com uma submissão a revista científica e a possibilidade de publicar artigos, podendo serem selecionados por mérito e receberem apoio para registrarem suas propriedades intelectuais e, o que é igualmente incrível, terem seus trabalhos acadêmicos transformados em produtos industriais inovadores. Com isso, serem reconhecidos com a “Medalha Nacional Ordem da Inovação”.
Pós-graduação (Mestrado)
A HESTIA possui o “saber fazer” (know-how) de todo o processo científico, desde a criação e definição de uma ideia prospera até o produto comercial, passando por todas as etapas documentais e de suporte ao Pesquisador, a Universidade, a Indústria Cliente Líder e a toda a rede de fornecedores de matérias-primas e componentes. Tudo isto, com os menores tempos e riscos para todos os atores do processo científico, tecnológico e da inovação.
Neste caminho, uma dissertação de mestrado foi assumida pela HESTIA, para testar a eficiência do método na conversão da ideia e do conhecimento científico em tecnologia e produto industrial inovador. A aplicação do método resultou em patentes, produtos inovadores e novas e inovadoras indústrias e produtos.
O reconhecimento e possível apoio, tem início na associação do Pesquisador, seguido pela solicitação do registro na HESTIA do tema da pesquisa.

Pós-graduação (Doutorado)
Uma tese foi selecionada e assumida pela HESTIA, para testar a eficiência do método na conversão da ideia e do conhecimento científico em tecnologia e produto industrial inovador. A aplicação do método resultou em patentes, três produtos inovadores revolucionários e novas e inovadoras indústrias e produtos.
O reconhecimento e possível apoio, tem início na associação do Pesquisador, seguido pela solicitação do registro na HESTIA do tema da pesquisa.

Universidade (Instituições de ensino e pesquisa)
Todas as instituições de ensino e pesquisa do Brasil, estão convidadas a se associarem a Associação Nacional Hestia de Ciência, Tecnologia e Inovação, aderindo e participando do PTEU – Programa Hestia de Potencialização da Geração e Transferência Universitária de Conhecimentos para Sociedade e Indústrias. O programa implementado nas instituições, estimula a adesão dos Professores e Pesquisadores no Método Hestia. Esta ação leva a um reposicionamento da Universidade, tornando-a um centro de desejos a partir de uma nova forma de fazer o ensino e a pesquisa.
Na prática, a aplicação do método combate efetivamente a evasão escolar e transforma a Universidade, em um centro diferenciado de formação acadêmica, reunindo em uma única ação os estudos com as oportunidades, abrindo no campo motivacional todos os estímulos para os acadêmicos identificarem e desenvolverem soluções inovadores. As recompensas que o método proporciona são muitas, para todos os atores do ensino e pesquisa. Simultaneamente, o método possibilita que a Universidade, com a estrutura e investimentos disponíveis atualmente, evolua rapidamente para um ambiente muito mais vibrante e positivo, onde o estudar e aplicar o conhecimento direcionam todos para o destaque e o sucesso. Embalagem de castanha-do-pará, desenvolvida através da aplicação do Método Hestia.
O Método Hestia condiciona que todos os produtos industriais, com ciência da inovação desenvolvidas através de estruturas universitárias brasileiras, devam conter em seu rótulo a logomarca da Universidade.
A HESTIA se desenvolveu também como um canal de recursos para o registro das propriedades intelectuais, desonerando as instituições e os inventores deste custo. Além disso, o método também normatizou os royalties, segundo as necessidades motivacionais para as pesquisas evoluírem da ideia ao mercado inovador.
