REDE DE LABORATÓRIOS ASSOCIADOS HESTIA

Em geral, um Laboratório é uma proposta organizacional que reúne os esforços dos profissionais que o integram, dentro de um foco e de uma busca de resultados definidos por sua área cientifica ou tecnológica. Mas como estão os Laboratórios de pesquisa brasileiros? É certo afirmar que nunca tiveram recursos constantes, que cada um sempre esteve lutando pela sobrevivência, e que muitos poucos conseguem se consolidar como agentes sociais do conhecimento científico e da transferência tecnológica. Dentro desta realidade, a sociedade brasileira precisava de uma instituição que organizasse em rede os Laboratórios de pesquisa no Brasil. Foi com esta certeza, que a Associação Nacional Hestia se propôs a ser este veículo, projetando soluções e criando a COLMEIA.  

O que difere a “nossa rede” das outras, é o nosso Método e o conjunto de ferramentas desenvolvidas em torno dele. Algumas dessas ferramentas é a COLMEIA, que tem por objetivo dar destaque, criar fóruns para o desenvolvimento de padrões nacionais de excelência, e valorizar as organizações laboratoriais CT&I.  Mas a COLMEIA é muito mais que isso, ela permite que o “Sistema de inteligência da Hestia”, entenda e comunique as pesquisas do Laboratório aos vetores que necessitam do conhecimento ou da pesquisa que esta sendo realizada no grupo laboratorial. Mas mais que isso, a Hestia realiza também o trabalho contrário, buscando oportunidades e levando as demandas da sociedade para cada especialização Laboratório em rede. Adicionalmente, a Hestia ainda desenvolveu quatro monitoramentos que facilitam em muito a vida das comunidades laboratoriais.

Resumidamente, a Associação Nacional Hestia reúne Laboratórios de Pesquisa e suas equipes, congregados por um código de ética e um padrão de qualidade descrevendo estrutura, manutenção e calibração, a favor da ciência e de uma sociedade com mais perspectivas e resultados tecnológicos. Por este comprometimento, individual e intransferível, a Associação Nacional Hestia organizou e passou a promover sistemicamente a integração e valorização destes Laboratórios através das seguintes ações:

I – A rede Colmeia de Laboratórios Associados a Hestia;

II – Um conjunto de ferramentas úteis, sendo muitas delas criadas pela Hestia com exclusividade para os Cientistas e Pesquisadores do Brasil.

III – Uma Revista Citino de Ciência, Tecnologia, Inovação e Oportunidade, que liga o esforço investigativo ao registro da visão dos autores das possíveis aplicações, tanto dentro do campo do tangível, quando do intangível. Além disso, a revista esta associada ao Portal Citino, que oferece aos autores um sistema de tradução e certificação bilíngue português-inglês. Tudo pensando na utilidade prática da informação, com rigor científico respeitando finalmente rigorosos padrões brasileiros de publicação;


REVISTA CITINO

CIÊNCIA VISÃO INOVADORA, TECNOLOGIA E OPORTUNIDADES.