Jaqueline Albino (NIT/Unemat), Arquiteta Ana Paula Sampaio, Eng.a Gabriela Alves, Eng.a Camila Zavolski (ex-alunas Unemat) e Prof. Dr. Etney Neves.
Estudo e desenvolvimento conceitual de embalagem, realizado por alunas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), através da
aplicação do Método Hestia, que trata desde a criação das “ideias contextualizadas com necessidades” até o desenvolvimento da ciência da
inovação, alcança o nível de produto industrial.
O professor e as pesquisadoras responsáveis pelo estudo foram premiadas pela Associação Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
(Hestia) e a Unemat destacada e homenageada pela instituição anfitriã na cerimônia “As Grandes Realizações dos Pesquisadores e suas
Universidades”. O evento contou com a presença da representante do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unemat, Dr.a Jaqueline Albino. A embalagem para acondicionar a castanha-do-brasil é o primeiro produto inovador entregue com a aplicação do Médoto Hestia, em parceria com a instituição universitária conveniada e materializado pelos valorosos professor e pesquisadores associados.
As egressas da Unemat, agora arquiteta e urbanista Ana Paula Lívero Sampaio e as engenheiras de alimentos Camila Zavolski e Gabriela Souza
Alves, eram alunas da disciplina de Tecnologia de Embalagens do curso de Engenharia e Alimentos, quando o Método Hestia foi aplicado
experimentalmente na disciplina. As estudantes tinham o desafio de aplicar o conhecimento da disciplina, identificando oportunidades práticas para gerar produtos ou bens sociais. Nesta busca nasceu a relação com uma demanda de embalagem para o Instituto Kabu de Novo Progresso, Pará. O ouriço da castanha-do-brasil, colhida de forma sustentável pelos índios Caiapós, foi estudado e elaborada a ideia e o conceito na forma de artigo científico.
As profissionais formadas pela Unemat receberam a Medalha Nacional Hestia da Ordem da Inovação e disseram que essa foi uma grata surpresa recebida com muita alegria. Gabriela Alves contou que consideraram o ouriço da castanha-do-brasil como fonte de inspiração e que, na época, contaram com o suporte e espaço do Laboratório Nacional de Novos Materiais e Embalagens (Lanme), criado pelo professor Dr. Etney Neves, com apoio do professor Dr. Flávio Teles, na época diretor do cämpus da Unemat em Barra do Bugres e, hoje, diretor técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), e do coordenador do curso de Engenharia de Alimentos, Dr. Alexandre Porto, atualmente pró-reitor de Ensino de Graduação.
A sua privacidade é importante para nós. É política da Associação Nacional Instituto Hestia de Ciência, Tecnologia e Inovação respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no sítio eletrônico (site) da HESTIA, e outros sítios eletrônicos (sites) que possuímos e operamos.
Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para garantir a segurança ou lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Também informamos por que estamos coletando e como será usado. Apenas retemos as informações coletadas pelo tempo necessário para fornecer o serviço solicitado ou como registro histórico. Quando armazenamos dados, protegemos dentro de meios comercialmente aceitáveis para evitar perdas e roubos, bem como acesso, divulgação, cópia, uso ou modificação não autorizados.
Não compartilhamos informações de identificação pessoal publicamente ou com terceiros, exceto quando exigido por lei.
O nosso sítio eletrônico (site) pode ter conexões (links) para sítios eletrônicos
(sites) externos que não são operados por nós. Esteja ciente de que não temos
controle sobre o conteúdo e práticas desses sítios eletrônicos (sites) e não podemos aceitar responsabilidade por suas respectivas políticas de privacidade.
Você é livre para recusar a nossa solicitação de informações pessoais, entendendo que talvez não possamos fornecer alguns dos serviços desejados.
O uso continuado de nosso sítio eletrônico (site) será considerado como aceitação de nossas práticas em torno de privacidade e informações pessoais. Se você tiver alguma dúvida sobre como lidamos com dados do usuário e informações pessoais, entre em contacto conosco.
Compromisso do Usuário
O usuário se compromete a fazer uso adequado dos conteúdos e da informação que a Associação Nacional Instituto Hestia de Ciência, Tecnologia e Inovação oferece no sítio eletrônico (site) e com caráter enunciativo, mas não limitativo:
A) Não se envolver em atividades que sejam ilegais ou contrárias à boa fé a à
ordem pública;
B) Não difundir propaganda ou conteúdo de natureza racista,
xenofóbica, jogos de azar, qualquer tipo de pornografia ilegal, de apologia ao
terrorismo ou contra os direitos humanos;
C) Não causar danos aos sistemas físicos (hardwares) e lógicos (softwares)
da Associação Nacional Instituto Hestia de Ciência, Tecnologia e Inovação, de
seus fornecedores ou terceiros, para introduzir ou disseminar vírus
informáticos ou quaisquer outros sistemas de hardware ou software que
sejam capazes de causar danos anteriormente mencionados.
Mais informações
Esperemos que esteja esclarecido e, como mencionado anteriormente, se houver algo que você não tem certeza se precisa ou não, geralmente é mais seguro deixar os biscoitos (cookies) ativados (arquivos de texto que um site envia ao navegador de um usuário), caso interaja com um dos recursos que você usa em nosso site.
Esta política é efetiva a partir de 1 dezembro 2024 0:01.
TERMO ASSOCIATIVO
I – Do conhecimento e concordância geral
Após ler os artigos segundo e quarto, do Estatuto Social da Associação
Nacional Instituto Hestia de Ciência, Tecnologia e Inovação, eu preencho meus
dados abaixo solicitando minha participação nesta comunidade de Professores com atividades investigativas, de Cientistas e Pesquisadores, de Estudantes
Pesquisadores, dos cidadãos entusiastas das causas científicas e tecnológicas com fins ao autoconhecimento e empreendedorismo criativo, e dos profissionais consultores com atividades correlatas ou de elevado interesse institucional.
Declaro ainda plena consciência que a HESTIA é uma sociedade formada por pessoas livres e de boas práticas, destinada ao aperfeiçoamento humano de pessoas boas em melhores.
Art. 2 A Associação Nacional Instituto Hestia de Ciência, Tecnologia e Inovação –
HESTIA é uma Política Pública em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Brasil, tendo como bases principais a valorização dos Professores com atividades investigativas, de Cientistas e Pesquisadores, de Estudantes Pesquisadores, do debate entre os profissionais e a sociedade para o progresso da ciência e seus benefícios sociais, com a geração de soluções e riqueza a partir da ciência.
§ 10 – Dentro da sua política, a HESTIA defende que o serviço público
verdadeiro vem da sociedade civil organizada, com ações com bases
democráticas de representatividade da sociedade, reivindicando assim, para
a Associação Nacional, o uso da palavra “pública”, por entender que é de
fato uma instituição pública de base, voltada a valorização do Cientista, do
Pesquisador, e a geração de riqueza através da ciência, aberta a toda
sociedade brasileira.
§ 20 – A Política Pública da Hestia tem como principais ferramentas de
integração e valorização, os três Programas: PAPI – Programa de Apoio a
Pesquisa e Inovação Industrial; PD&I Municipal – Programa de Desenvolvimento e Inovação Municipal, modelo de Inteligência e Gestão de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica para as cidades brasileiras; PTEU – Programa de Potencialização da Pesquisa e Transferência Universitária de Conhecimentos para Sociedade e Indústria, sendo estes programas anexos a um mecanismo de distribuição de riqueza a todos os atores da matriz de pesquisa e desenvolvimento administrada pela Associação.
§ 30 – A Associação Nacional Hestia se fundamenta didaticamente por um
método com o mesmo nome, que descreve o como fazer bem e melhor, de
forma original e funcional, uma ciência, tecnologia, inovação motivante e
transformadora, a favor da sociedade brasileira e do mundo civilizado, com
ênfase na organização e gestão estratégica da inovação científica e
tecnológica, podendo excepcionalmente promover o ensino, e tendo
personalidade jurídica de direito privado segundo a interpretação legal atual,
sem fins lucrativos e de caráter comunitário e nacional.
Art. 4 A HESTIA tem por finalidade congregar Professores com atividades
investigativas, Cientistas e Pesquisadores, Estudantes Pesquisadores e
Comunidade vocacionada, promovendo a integração e valorização dos
profissionais para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, para
a defesa do direito a propriedade intelectual, para a publicação cientifica
integrada e comprometida com o desenvolvimento do país e para a
transferência de conhecimento para os segmentos industriais, vinculados a
uma visão de sustentabilidade ambiental, tendo em vista o bem público e o
progresso das ciências.
É parte integrante dos dados abaixo o Curriculum Vitae, preenchido e disponível para consulta na plataforma Lattes (www.cnpq.br) ou LinkedIn. Associados da comunidade vocacionada são dispensados desta exigência.
II – Das vantagens, direitos e deveres do Associado
1 – Fazer parte de uma instituição plural, como membro da comunidade
vocacionada da HESTIA com interesse no conhecimento da história da ciência e das inovações de base teórica e experimental, científica e tecnológica, resguardando o rigor científico como integrante da comunidade profissional ou como membro da comunidade de estudantes e aprendizes ou como membro da comunidade leiga de interesse filosófico e empreendedor de base tecnológica ou como instituição ou indústria que tenha o Método Hestia e suas ferramentas como um desejo de modelo prático a ser compreendido e utilizado.
2 – Participar de uma comunidade independente de Ciência, Tecnologia e Inovação que pratica a igualdade, o respeito, a justiça e a honestidade como valores maiores entre seus Associados, com foco no aperfeiçoamento humano, no reconhecimento da criação de ideias e soluções cientificamente e tecnologicamente úteis e no reconhecimento dos profissionais e seus trabalhos utilizando o Método Hestia e suas ferramentas para transferência tecnológica ou do conhecimento para a Indústria e sociedade;
3 – Dentro das normas institucionais, poder utilizar como apoio a estrutura
oferecida pela Associação Nacional Hestia;
4 – Poder nuclear estraves da HESTIA ou estar em destaque para ser convidado
pela HESTIA, para trabalhos de “Desenvolvimentos e Projetos Científicos e
Tecnológicos”;
5 – Ter a preferência de ser selecionado nas vagas de trabalhos/empregos HESTIA,
guardados os pré-requisitos técnicos exigidos para as inscrições e para seleções
imparciais entre os candidatos internos inscritos;
6 – Na qualidade de Associado, respeitar a confidencialidade de informações,
mantendo total sigilo sobre todos os dados científicos e tecnológicos desenvolvidos através da Associação Nacional;
7 – Não conspirar contra Associados ou a Associação Nacional Hestia;
8 – Estar ciente que todo Associado está em regime de estágio probatório, durante os três primeiros anos de associação. Neste período, são avaliados as afinidades e comprometimentos do Associado com a missão, visão e valores da HESTIA;
9 – Caso convidado e aceite participar, como voluntário ou remunerado, como
Professor e/ou Cientista/Pesquisador da HESTIA, realizar as capacitações e
certificações previstas no Método Hestia e trabalhar por seu sucesso, difusão e
crescimento como filosofia de trabalho próspero e de reconhecimentos justos.
10 – Acesso de forma diferenciada a todas as ofertas institucionais de serviços e
promoções.
Declaro aceitar participar da Associação Nacional Instituto Hestia de Ciência,
Tecnologia e Inovação, como instituição e filosofia de integração e valorização do conhecimento de base científico e de seu rigor como medida de segurança, das tecnologias e dos desenvolvimentos de inovações a favor de uma socialidade fraterna, igualitária e livre, buscando como Associado o aprimoramento pessoal e as boas práticas solidárias.
Eu estou informado e concordo em contribuir anualmente com a taxa anual
institucional, na categoria sinalizada no formulário eletrônico associativo.