Fomento e Editais

FOMENTO HESTIA E OS EDITAIS INSTITUCIONAIS

A Associação Nacional Hestia de Ciência, Tecnologia e Inovação, fomenta pesquisas estratégicas para o Brasil desde a sua fundação.  A instituição aplica o “Método Hestia”, com o objetivo fundamental de valorizar os profissionais de ciência, tecnologia e inovação, tendo como resultados a visibilidade e os royalties para os profissionais, suas instituições e seu País.

A Hestia usa como estratégia principal, a busca, identificação e o acompanhamento das pesquisas dos profissionais brasileiros até a maturidade. Durante e após este caminho, oferece aos profissionais de pesquisa um ambiente associativo, com suportes essenciais para manter o foco e chegar a produtos inovadores ou bens sociais parciais ou integrais. Por outro lado, a instituição monitora o tempo todos as demandas inovadoras das indústrias e cidades, criando demandas de pesquisas definidas junto com a base da sociedade.

Na prática, a HESTIA estuda há matriz econômica brasileira e estabelece metas para os domínios dos conhecimentos com modelagens/prototipagens, organizando os pacotes do saber fazer ou tecnológicos e os direcionando dentro dos padrões Hestia de transferências eficientes do conhecimento para a sociedade ou o meio produtivo de base tecnológica ou inovadora.

Os Editais Hestia são para profissionais e instituições associadas, lançados em duas versões: (a) Submissão aberta com seleção por análise de mérito; (b) Direcionados a bem do saber (em especial, quando a proposta nasce do profissional ou laboratório especializado). O sistema Hestia é uma nova forma de fazer, permitindo, por exemplo, a inclusão formal de profissionais e laboratórios a qualquer tempo no projeto, por solicitação do Coordenador e com justificativa da necessidade das competências, respeitando o necessário reconhecimento de todos que contribuam para o sucesso das investigações e desenvolvimentos.

Todos os trabalhos seguem o Método Hestia modelado no fluxo “Y”, descrito por meio dos programas PD&I Municipal, PAPI e PTEU, que constituem as ferramentas para formalização e seleção de temas de desenvolvimentos em cidades e indústrias por um lado, e por outro, no exercício da geração e aplicação dos conhecimentos por parte dos Cientistas e Pesquisadores independentes e das instituições de pesquisa.

É importante destacar que a Hestia criou e desenvolve função única em ciência, tecnologia e inovação a favor da sociedade brasileira,  que em conformidade com seus estatuto, complementa e apoia as realizações do CNPq, da CAPES e da FINEP, órgãos federais estatais de excelência, destinado a estes vetores da matriz CT&I ao menos 50% dos resultados de royalties recolhidos pela instituição, que forem orçados respectivamente para pesquisa científica, especialização/treinamento de Cientistas e Pesquisadores e a inovação industrial.

Critérios gerais para participação nos editais:

  1. Ser profissional ou laboratório associado à Hestia, ao menos três meses antes do lançamento do edital;
  2. O Coordenador do projeto deve ser um brasileiro nato, de notório saber;
  3. A equipe ter experiência comprovada, nas especialidades complementares do estudo e desenvolvimento;
  4. Os membros dos projetos devem serem harmônicos e capazes de trabalhar articulados em grupo e multigrupos institucionais ou interinstitucionais.
  5. A equipe estar comprometida com o “Codico de Ética”, com o “Sigilo das Informações” e com a publicação de dados integralmente alinhada com os registros das propriedades industriais e segredos industriais, obedecendo as normas previstas na lei da inovação, Lei 10.973, de 02 de dezembro de 2004, no Estatuto Social, no Regimento Interno e no Edital. A Hestia também será, como organizadora dos desenvolvimentos (instituição proponente dos projetos e contratante), a instituição responsável única e exclusiva pela gestão neutra dos projetos e das transferências de tecnologias, a favor dos profissionais e suas instituições.
  6. Os registros ou depósitos de direitos intelectuais sobre os bens derivados de Editais Hestia serem sempre codepósitos da Hestia com as Instituições de Pesquisa parceiras, com royaltires compartilhados Hestia-Profissionais-Instituição de pesquisa, resguardados para a Hestia todos os direitos de exclusividade da administração e comercialização sobre os patrimônios registrados na parceria.
  7. Os direitos de invenção serem todos dos profissionais participantes, tendo a HESTIA como “administradora dos interesses individuais e coletivos dos profissionais”, segundo previsto no Estatuto Social;
  8. Publicações dedicadas à exploração dos resultados científicos, onde a visão da via tecnológica não fique evidente, estão autorizadas somente após o registro dos direitos intelectuais dos produtos dos projetos, sendo vetadas publicações usando dados de projetos que correspondam ao desenvolvimento de conhecimentos não registráveis ou de domínio público.

Fontes de apoio e contrapartidas:

  1. Suporte operacional, através das ferramentas e soluções oferecidas pela Hestia;
  2. Financeira, restrita aos custos operacionais;
  3. Os profissionais, laboratórios e as instituições contratadas, ficam comprometidos com as execuções integrais dos projetos.

FORMULÁRIO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO

Modelo de Proposta H002 – Fluxo Contínuo para submissão de novos Programas, Projetos, Cursos e Eventos.

ÁREA DE LANÇAMENTO DE EDITAIS

Os editais são reservados a Cientistas e Pesquisadores associados e todos os trabalhos realizados por meio da instituição seguem o “Código de Ética”, os “Termos de Confidencialidade” e o “Método Hestia descrito no fluxo do modelo “Y”. Caso o proponente tenha vínculo profissional com uma instituição em regime de dedicação exclusiva, é necessário enviar como anexos o Acordo de Cooperação e o Termo Aditivo especifico da pesquisa para a execução do trabalho em conjunto.

Modelo padrão do Acordo de Cooperação Hestia-Instituição de Pesquisa

Modelo padrão do Termo Aditivo para pesquisa específica autorizada e apoiada pelas Partes.

Editais abertos:

Não temos nenhum edital aberto no momento.

Editais encerrados:

Edital 001/17Provip/HESTIA – Desenvolvimento de Vidros e Vitrocerâmicos NANO300: Prototipagem e Ajustes Industriais de Parâmetros: Conhecimentos Ajustados para Parâmetros Industriais e Pacote Tecnológico Real

Processo concluído

Edital 002/15/HESTIA – Desenvolvimento de Componentes LAS9000 nas Geometrias “2” em Dois Diâmetros Industriais: Conhecimentos Ajustados para Parâmetros Industriais e Pacote Tecnológico Real

Processo concluído

Edital 001/15/HESTIA – Desenvolvimento de Componente Geometria “2” em Vitrocerâmicos BR3G e LAS9000: Conhecimentos Ajustados para Parâmetros Industriais e Pacote Tecnológico Real

Processo concluído

Edital 001/13/HESTIA – Desenvolvimento de Geometria Inovadora com Prototipagem de Vitrocerâmico LAS9000 para Uso Industrial

Processo concluído

Edital 001/09/HESTIA – Desenvolvimento de Geometria Inovadora com Prototipagem de Vitrocerâmico BR3G para Uso Industrial

Processo concluído

Edital 002/08/HESTIA – Desenvolvimento de Pacote Tecnológico com Prototipagem Industrial do Vitrocerâmico BR3G: O Piso Mais Branco do Mundo

Processo concluído

Edital 001/08/HESTIA – Desenvolvimento de Componentes Cerâmicos e Vitrocerâmicos Inovadores para Aplicação em Sistemas Compressores

Processo concluído