CIENTISTA PESQUISADOR

O título, na página principal, é uma provocação positiva: Cientista ou Pesquisador? É para o leitor, logo se perguntar: – Existe diferença? A resposta é simples: – Sim, existe diferença, sim! Justamente por isso, a Associação Nacional Hestia de Ciência, Tecnologia e Inovação está dando ênfase a essas diferenças de forma educativa, certa de que essa distinção promove um entendimento social necessário e um posicionamento profissional que contribui com o planejamento para a evolução do pensar, estabelecendo pela primeira vez no Brasil o reconhecimento e as distinções das funcionalidades dos profissionais de investigação, por suas valorosas e verdadeiras contribuições à sociedade, no Brasil e no mundo. 

Resumidamente, e para ficar clara essa distinção, um Cientista estuda e registra os novos padrões que fundamentarão pesquisas. O Pesquisador usa esses escritos para validar avanços alicerçados no rigor científico. Por exemplo, Cientistas definem um novo cristal (ordem dos átomos que forma uma identidade de longo alcance ou cristalina). Já os Pesquisadores passam a obter esse tipo de cristal usando vários tipos de matérias-primas diferentes. Em ambos os casos, esses profissionais estão dando contribuições de conhecimentos, cada um dentro de seu foco motivacional ou de sua capacidade de abstrair e criar.

A Associação Nacional Hestia congrega em comunidade os Cientistas e Pesquisadores brasileiros, naturalmente comprometidos por um código de ética a favor da ciência e de uma sociedade melhor. Por essa entrega valorosa, individual e intransferível, a Associação Nacional Hestia organizou e passou a promover sistemicamente a integração e valorização desses profissionais, por meio das seguintes ações:

I – Certificação da atividade de Cientista ou Pesquisador no Brasil;

II – Um conjunto de ferramentas úteis, sendo muitas delas criadas pela Hestia com exclusividade para os Cientistas e Pesquisadores do Brasil;

III – Um Portal Citino de Revistas CT&I, que possibilita ancorar revistas com muitas vantagens para suas manutenções financeiras e operacionalidade, com um sistema de tradução e certificação bilíngue português-inglês;

IV – Duas ferramentas especiais de valorização e marketing para profissionais e laboratórios, acompanhadas e assistidas pela CENTRAL HESTIA DE INTELIGÊNCIA AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E INOVADOR DO BRASIL.